5 de jun. de 2010

TURISMO RELIGIOSO

Por Brasil Cultura
Cultura, história e religião em um mesmo roteiro: Circuito das Igrejas – Roteiro Histórico-Cultural. O circuito oferece aos turistas e a população local um tour pela arquitetura e história de Pernambuco por meio de visitas a 11 igrejas pernambucanas construídas entre os séculos XVI, XVII e XVIII e tombadas pelo patrimônio histórico dos municípios de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Para melhor atender o turista, a Secretaria de Turismo de Pernambuco capacitou 80 monitores para repassarem informações sobre os projetos arquitetônicos e a ligação dos monumentos com a história e cultura do estado. A primeira etapa do projeto foi realizada até maio deste ano. A proposta é ampliar as visitações às igrejas interioranas.

No Brasil são realizadas, anualmente, 1,7 milhão de viagens com fins religiosos. Quando se fala em turistas estrangeiros que vêm ao Brasil com fins religiosos, este número chega a quase 25 mil turistas por ano. A viagem, muitas vezes, é motivada por visitas a igrejas, templos e santuários ou por peregrinações e romarias ou festas e comemorações religiosas. E, também, pela busca de retiros espirituais. O Turismo Religioso é caracterizado por atividades decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas. Junto ao Turismo Cívico, Místico/Esotérico e Étnico, o Turismo Religioso está entre os segmentos específicos do Turismo Cultural trabalhados pelo Ministério do Turismo (MTur).

O Turismo Cultural é representado por atividades turísticas relacionadas à vivência dos elementos significativos do patrimônio histórico e cultural que expressam ou revelam a memória e a identidade das populações e comunidades. São bens culturais de valor histórico, artístico, científico, simbólico, passíveis de se tornarem atrações turísticas: arquivos, edificações, conjuntos urbanísticos, sítios arqueológicos, ruínas, museus e outros espaços destinados à apresentação ou contemplação de bens materiais e imateriais. Manifestações como música, gastronomia, artes visuais e cênicas, festas e celebrações também são atividades com potencial turístico.

SERVIÇO
 
As igrejas estão abertas diariamente das 09h às 17h e estagiários de Turismo, Eventos, Hotelaria e Gastronomia auxiliam os turistas durante as visitas. Em alguns momentos acontecem também concertos de música instrumental. As igrejas pertencentes ao circuito são: Igreja da Madre de Deus, Capela Dourada, Catedral de São Pedro, Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Santa Teresa da Ordem Terceira, Igreja da Sé, Mosteiro de São Bento, Convento de São Francisco, Igreja de Nossa Senhora das Graças, Igreja da Misericórdia e a Capela de Nossa Senhora dos Prazeres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!