10 de out. de 2010

FESTA DO LIVRO HOMENAGEIA JUDEUS



Em seis anos dedicados ao debate da literatura, a Fliporto se consolida enquanto lugar de mediação e de convergência de discussões em torno de nossa construção cultural. É o espaço ideal para debater as novas configurações identitárias, a própria conformação do povo brasileiro e os grandes dilemas e conflitos contemporâneos. Cinema, artes plásticas, música e tecnologia também encontram amplo debate na Fliporto 2010.

Sob o tema Literatura e Presença Judaica no Mundo Ibero-americano, a sexta edição - que este ano deixa o balneário Porto de Galinhas para se intitular Festa Literária Internacional de Pernambuco - presta ainda uma justa homenagem à escritora Clarice Lispector. Judia, nascida na Ucrânia, passou a infância e adolescência no Recife e viveu por diversas cidades do mundo. Nossa "Kafka de saias" sentia-se uma "escritora falhada" e desenvolveu sua obra com "uma missão sagrada: reconstruir o mundo e reconciliar o homem com deus".  


Além da mudança de nome, a Fliporto 2010 muda de residência migrando para Olinda, emblemática como patrimônio histórico e cultural da humanidade. Sua marca se transfigura preservando a essência do "porto", o espaço em que viajantes e nativos se misturam, trocando suas riquezas e misturando artefatos. É o maior porto literário do nosso vasto mar cultural que é o Nordeste. De 12 a 15 de novembro, pois, o seu barco já tem um destino!

Ingressos e Agenda aqui no site da Fliporto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!