14 de abr. de 2012

MAIS CUIDADOS COM AS PUBLICAÇÕES

Nosso Mestrado está se esforçando para atingir níveis de excelência nos seus estudos e pesquisas. A Capes atribui o peso de 70% na avaliação de um programa de pós-graduação aos quesitos Corpo Discente (quantidade e qualidade das dissertações, eficiência na formação de bolsistas) e Produção Intelectual (publicações bem qualificadas e distribuídas dos docentes, participação em eventos). Um programa de conceito 3, por exemplo, segundo o nosso último Documento de Área, deve ter “Média por docente no triênio de pelo menos 3 artigos divulgados em veículos classificados pelo menos no estrato B3 do Qualis Periódicos da área, ou 3 capítulos de livros ou 1 livro original sobre temática pertinente à área”. Nós estamos bem (baixe aqui planilha comparativa dos programas 2007-2009), mas é claro que queremos ir muito além dessa média!

Com base nesses dados, então, desde 2010 reorganizamos os nossos Grupos e Projetos de Pesquisa (veja no menu "Projetos" lá em cima do blog), para que possam articular mais os professores e seus orientandos (favorecendo assim os grupos de estudo e as publicações conjuntas) e desenvolver melhor ainda as linhas de pesquisa (Tradição e Campo) da área de concentração do nosso Mestrado (Religião, Cultura e Sociedade). Inclusive, o Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações está promovendo um Simpósio agora em abril e o Grupo Identidades e Diálogos vai realizar o seu em setembro. E estamos nos empenhando para uma maior regularidade na produção docente e discente, tanto em termos de periodicidade como de qualidade. Dispomos das Revistas dos estudantes e dos professores no Mestrado, mas há muitas outras publicações disponíveis em nossa área de estudos (tem links pras melhores Revistas nas "Ligações" da coluna esquerda do blog).

Nesse sentido, lembramos que o aplicativo que permite a consulta ao Qualis das áreas, bem como o acesso aos critérios utilizados para a classificação de periódicos é o WebQualis (procure pela área FILOSOFIA/TEOLOGIA subcomissão TEOLOGIA), que acabou de receber a atualização 2012 para a área de Teologia e Ciências da Religião. Nele você pode verificar quais são as revistas que pontuam bem (interessa-nos sobretudo publicar em revistas B2, B1, A2 e A1). Lembramos também que na próxima avaliação trienal da Capes a nossa área certamente vai utilizar o Roteiro para Classificação de Livros: ele já está esboçado e indica critérios para a qualificação de livros e capítulos. Vamos nos empenhar e cuidar ainda mais, pessoal e comunitariamente, das nossas publicações!

Consulte aqui o WebQualis de Periódicos
Baixe aqui o Roteiro para Classificação de Livros
Baixe aqui o Documento de Área da Capes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!