23 de fev. de 2011

ANSIEDADE, FUTEBOL E RELIGIÃO

Por Priscila Miranda, foto de Ursula Neumann, no Boletim UNICAP.
...
Com o tema “Atletas de Cristo no futebol e os sintomas de ansiedade”, a aluna Rosângela Ricardo Vieira, do Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, defendeu sua dissertação no anfiteatro do bloco G4, na tarde desta segunda-feira (21). Foi a primeira dissertação defendida em 2011 na Unicap. O orientador do trabalho foi o professor Luiz Libório. Fizeram parte da banca avaliadora o professor da UFPE Antonio Roberto Rocha Santos, de Ciência do Esporte, e o professor do Departamento de Teologia e orientador vocacional da Divisão de Ação Pastoral da Unicap, Padre Antonio Mota.

A aluna é psicóloga e sua pesquisa consistiu em compreender e analisar como a crença dos Atletas de Cristo (profissionais de diversas modalidades de esportes, a maioria do futebol) se manifesta através de rituais de fé e como ela pode interferir nos aspectos psicológicos, em especial no nível de ansiedade, antes das partidas de futebol. Rosângela entrevistou 25 Atletas de Cristo, com idades entre 18 e 25 anos. “Os momentos antes da partida de futebol são marcados por intensa carga emocional. Nas entrevistas, os jogadores me relataram suas maiores inseguranças antes de entrarem em campo, e os principais medos eram o de jorgar mal, sofrer lesões e até o medo de o coração bater mais acelerado”, contou Rosângela.

Ao final da apresentação, a banca iniciou a análise do trabalho. O professor Antonio Roberto elogiou bastante a aluna, comentando que sua dissertação era, de fato, um estudo empírico-analítico. Após todos os comentários dos professores, eles se reuniram para tomarem a decisão da aprovação da estudante. Na volta ao anfiteatro, foi feita a leitura da ata e Rosângela recebeu o título de mestra em Ciências da Religião. É a quinta turma do Mestrado mandando ver!

Veja a dissertação de Rosângela por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!