12 de dez. de 2011

ENCONTRO DE GRUPO DE PESQUISA




Nesta segunda (12/12) pela manhã, na sala dos seminários do bloco G4 da UNICAP (veja as fotos de Silvério Pessoa), aconteceu um Encontro de Avaliação e Planejamento do GRUPO DE PESQUISA RELIGIÕES, IDENTIDADES E DIÁLOGOS, que é ligado ao nosso Mestrado em Ciências da Religião. Partindo da complexidade de performances do cenário religioso atual, esse grupo se propõe a analisar os deslocamentos religiosos, dando ênfase às várias tentativas de configuração de diálogo inter-religioso, bem como às novas gramáticas constitutivas das identidades religiosas. Dentre os vários acertos do Encontro de hoje, que foi coordenado pelo prof. Drance Elias, vale agendar desde agora um Colóquio do Grupo de Pesquisa, marcado para o dia 5 de setembro de 2012, com o tema: "Para onde vão as religiões do Brasil". Em breve será divulgada a programação, bem como serão abertas inscrições para comunicações, também de pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior que tratam de temáticas relacionadas. O Grupo Religiões, Identidades e Diálogos é composto por duas linhas de pesquisa, que estão abertas à participação de pessoas interessadas, da UNICAP e inclusive de outras IES:

1. LINHA IDENTIDADES RELIGIOSAS: se propõe a discutir, dentro do cenário globalizado e competitivo contemporâneo, as identidades religiosas, levando em consideração o quadro religioso plural que vem se apresentando no país. Neste sentido, é de seu interesse investigar fenômenos relacionados a sentimentos de pertença religiosa, envolvendo nesse processo questões de trânsito religioso, gênero e diversidade sexual nas religiões, alteridade e hibridismos/sincretismos estabelecidos entre as religiões. A Linha reúne os pesquisadores e os seus orientandos, sob liderança de Sérgio Douets e Drance Elias, no Grupo de Estudos Identidades Religiosas: 3ª segundas-feiras, 9h, no laboratório do Mestrado (7º andar do G4). Palavras-chave: Identidade e religião, Pluralidade e trânsito religioso, Mercado e simbolismo religioso.

2. LINHA DIÁLOGOS INTER-RELIGIOSOS: pretende desenvolver pesquisas sobre fatos relacionados com o diálogo entre as religiões, analisando-os sob um enfoque transdisciplinar e plurimetodológico, não-confessional e acadêmico. Especial destaque é dado ao estudo dos processos de educação (inter ou trans)religiosa na cultura pluralista brasileira, envolvendo o ensino religioso. A Linha possui dois grupos de estudos. Sob liderança de Luiz Libório, reúne-se o Grupo de Estudos Religiões e Valores, nas 2ª e 4ª terças-feiras, 17h, no Laboratório do Mestrado, 7º andar do G4. O outro é o Grupo de Estudos sobre Transdisciplinaridade e Diálogo, que se reúne sob liderança de Gilbraz Aragão, toda quarta às 17h, no Laboratório do Mestrado (7º andar do Espaço Executivo). Esse pessoal também promove um Fórum Inter-Religioso, para escuta de animadores de tradições religiosas da região, toda 2ª segunda-feira, 17h, no Auditório do CTCH (1º andar do bloco B). E tais estudos e vivências são disponibilizados no site Observatório Transdisciplinar das Religiões do Recife. Palavras-chave: Ensino religioso, Diálogo inter-religioso, Transdisciplinaridade e religião.

Saiba mais aqui, no diretório do CNPQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!