11 de fev. de 2012

ARQUIVOS SOBRE RELIGIÃO

Para quem não gosta de carnaval, uma saída é navegar na internet, onde é possível até montar uma sessão de cinema ou baixar uma biblioteca inteira pra se apreciar, acompanhado de um suquinho de limão. Um espaço virtual para uso pedagógico que tem crescido em quantidade e qualidade e merece ser visitado é o INTERNET ARCHIVE (http://www.archive.org/). Acesso universal para todo conhecimento! Com este lema, grandes parceiros e muitos projetos, o Internet Archive é uma entidade sem fins lucrativos das Estados Unidos que está se consolidando como uma biblioteca digital de sites da internet e outros artefatos culturais (textos, audiovisuais, gravações e softwares) em formato digital. Enquanto biblioteca de documentos, fornece livre acesso a pesquisadores, historiadores, estudiosos e público em geral. São mais de 34 mil documentos sobre "religion", por exemplo.

Para despertar o interesse dos lusófonos, selecionamos três vídeos sobre "religião":
  • A influência religiosa: o programa Sem Fronteiras (Globo News, de 28/12/2007) examina o papel da religião na geopolítica global, que alguns vêem como negativo, outros como inevitável e até necessário. Assista aqui.
  • A religião na TV: o programa Ver TV (TV Câmara, 7/6/2007) constata que a televisão é a grande vitrine dos tempos modernos. Através dela vendem-se produtos e idéias. As religiões não fugiram à regra. Aos poucos foram ocupando as telas e hoje controlam vários canais em todo o país. Quais devem ser os limites entre TV e religião? Assista aqui.
  • Religulous:  o ator cômico e apresentador de TV, Bill Maher, decidiu viajar pelo mundo entrevistando diferentes pessoas, de distintas religiões, para falar sobre Deus e religião. Conhecido por sua habilidade e astúcia analí­tica, Maher consegue arrancar de seus entrevistados as respostas mais incomuns. Está dividido em 11 partes: comece por aqui.
Veja mais no blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!