24 de fev. de 2012

MAIS UM LIVRO DOS NOSSOS MESTRES

AGUIAR, Adenilton Tavares de.
Retórica e teologia nas Cartas de Paulo.
São Paulo: Academia Cristã, 2012.

Adenilton é pastor adventista e defendeu a sua dissertação no Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP no ano passado. O resultado está saindo agora em livro, atestando a qualidade da pesquisa e prestando um serviço de divulgação do conhecimento científico para a comunidade. O livro apresenta o estudo sobre o estilo literário do apóstolo Paulo, mais precisamente no que se refere ao uso de expressões enfáticas nas epístolas cuja autenticidade não é renunciada na academia. A pesquisa buscou estabelecer um entrelace entre Teologia, Linguística e Ciências da Religião. Todos no Mestrado estão orgulhosos pelo trabalho de Adenilton.

"Adenilton Aguiar realiza um trabalho ímpar com as cartas de Paulo. E isso por três motivos. Primeiramente, porque ele trabalha a partir do texto destas cartas; em segundo lugar, porque ele não trabalha apenas a partir do texto bíblico, mas a partir do texto bíblico em sua língua original, a fim de colocar em relevo alguns aspectos desse mesmo texto, mais fáceis de serem percebidos no texto grego, a saber: o aspecto hiperbólico da linguagem paulina. Ademais, mesmo partindo do texto, o autor não o toma como sua prisão, mas sai dele e leva em consideração outras questões: a relação entre o estilo de Paulo e sua biografia, e a relação desse mesmo estilo com alguns conceitos da Análise do Discurso. Há ainda uma terceira questão que aparece ao longo de sua reflexão: como traduzir um autor guardando seu próprio estilo pessoal? Por esses três motivos, penso que a leitura deste livro pode ser não apenas útil, mas também muito interessante"
Claudio Vianney Malzoni – Universidade Católica do Pernambuco, Recife/PE,
Doutor em Ciências Bíblicas pela Escola Bíblica de Jerusalém, França.

"Este livro traz o resultado de uma pesquisa sobre o emprego de expressões enfáticas nos escritos do apóstolo Paulo. O próprio título já aponta para uma linha de interpretação nem sempre contemplada na pesquisa bíblica: a relação entre retórica e teologia. Com muita perspicácia e habilidade com a língua grega, Adenilton Aguiar revela que há uma dimensão teológica nos escritos de Paulo que passa pelo uso de expressões hiperbólicas. Tradicionalmente, os livros de teologia e dicionários teológicos têm destacado a teologia de Paulo a partir de conceitos como liberdade, reconciliação, salvação, entre outros. Adenilton demonstra em sua pesquisa que além dos conceitos, Paulo também se vale de expressões exageradas para comunicar o Evangelho que revela a justiça de Deus. Assim, este livro abre caminho para uma linha de pesquisa necessária e oportuna no âmbito da exegese bíblica. A vida de Paulo, seu estilo discursivo e sua teologia têm muita riqueza a ser revelada, não obstante tudo que já se disse e foi escrito a seu respeito. Nesse sentido, esta obra mostra o quanto se faz necessário o diálogo da ciência bíblica com outras áreas do saber, em especial, com a linguística e com a literatura do mundo greco-romano"
Flávio Schmitt – Escola Superior de Teologia dos Luteranos, São Leopoldo/RS,
Doutor em Ciências da Religião, pela UMESP, Universidade Metodista de São Paulo.

O livro estará sendo lançado aqui no site da Editora.
Veja outras publicações dos nossos mestres e mestrandos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!