19 de abr. de 2012

CORPOS E RITUAIS NAS FRONTEIRAS DA VIDA



O curso pretende mapear e analisar as contribuições de autores clássicos e contemporâneos das Ciências Sociais para o estudo e compreensão do fenômeno religioso relacionado com o corpo, doença, cura e morte, por meio do estudo dos ritos que envolvem o corpo humano quando em vida e após a morte, ressaltando-se sempre os aspectos religiosos, sociais e culturais da morte e do morrer. De modo que se objetiva:

1. Realizar estudos, à luz das Ciências Sociais (em especial da Sociologia e Antropologia Cultural) das representações coletivas, imaginário e diversas maneiras de se lidar com os corpos vivos (saúde e rituais de cura) e os corpos mortos (luto e ritos mortuários).
2. Examinar, à luz da história, as mudanças ocorridas nos rituais e concepções da morte nas principais culturas, particularmente na Ocidental.
3. Indicar leituras, análise de textos, discussões, pesquisas na WEB e provocar intercâmbios de ideias sobre as representações do corpo vivo, do cadáver e dos ritos e discursos mortuários.

Um comentário:

  1. Imperdível! Estive com o Prof. Leonildo na UMESP e é uma pessoa simples, humilde e um gênio em potencial em Ciências da Religião. Vamos nessa!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!