14 de jun. de 2012

RELIGIÕES NA RIO+20





A 3ª Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) está sendo realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Já na Eco92, a Conferência passada, processos paralelos organizados pela sociedade civil buscaram causar impacto e influência nos debates e deliberações dos líderes mundiais envolvidos. Esse fórum paralelo foi marcado por uma vigília inter-religiosa, na qual tomaram parte o Dalai Lama, Dom Helder e mais representantes de 25 tradições religiosas - compromissadas com a defesa da Criação e a promoção da Ecologia.

Nesta sexta começam as atividades desse novo fórum, chamado Cúpula dos Povos, na Rio+20. Direitos por justiça social e ambiental, Defesa dos bens comuns contra a mercantilização, Soberania alimentar, Energia e indústrias extrativas, Trabalho: por outra economia e novos paradigmas de sociedade, são os temas que vão reunir as alternativas concretas da sociedade civil ao modelo desenvolvimentista de vida. E as tradições de fé, organizadas no grupo ecumênico Religiões por Direitos, estão preparando uma nova vigília inter-religiosa para o cair da tarde do próximo dia 17, domingo.

Os principais elementos da natureza, a terra, a água, o ar e o fogo, serão acohidos pelos participantes e haverá momentos de reflexão, celebração e de defesa dos direitos fundamentais das pessoas e do universo. Lideranças das principais redes que compõem a Cúpula dos Povos apresentarão seus desejos por um mundo melhor e tocarão o sino da paz. Também serão apresentados sete direitos defendidos pela coalizão Religiões por Direitos (das Comunidades Tradicionais; à Água e pela Proteção do Meio Ambiente; à Alimentação; Direitos Sociais; Direitos Humanos, Sexuais e Reprodutivos; à Educação e Cultura; à Comunicação). Durante a leitura de cada direito, um grupo acenderá velas e, ao final das leituras, um enorme candelabro se formará entre o público.
,,
Mas os grupos religiosos vão fazer muito mais (baixe aqui a programação completa). A Cúpula dos Povos reunirá, diariamente, cerca de 80 mil pessoas no Aterro do Flamengo. Nesse território, foram montadas sete tendas destinadas ao “Religiões por Direitos”. Uma tenda principal, com capacidade para 500 lugares, reunirá os momentos de espiritualidade no início de cada dia e eventos de maior envergadura. Ao redor desse espaço principal estarão montadas seis tendas temáticas (150 lugares cada) que irão acolher debates, painéis, oficinas e exposições a partir do ponto de vista das religiões e organismos religiosos acerca de temas como soberania alimentar, mudanças climáticas e novos modelos de desenvolvimento - além do direito a uma fé esclarecida!

Uma dessas seis tendas será dedicada exclusivamente aos povos tradicionais de terreiros e servirá de elo entre Religiões por Direitos e o Território Afro da Cúpula dos Povos, que estará montado logo ao lado. “Religiões por Direitos” tem assento no Grupo de Articulação (GA) da Cúpula dos Povos e vem colaborando com a metodologia e estrutura operacional da Cúpula como um todo. Essa inserção orgânica das religiões entre as ONGs da sociedade civil sinaliza um novo modelo de cooperação e incidência inter-religiosa, que motiva a esperança de que novos ventos impulsionam as velas do velho barco ecumênico.

O Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP está presente nesse grande evento através do Monge Marcelo Barros, que participa do nosso Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife e é também membro do "Comitê para a Diversidade Religiosa" da Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Governo Federal. Além de colaborar nas celebrações de espiritualidade e na articulação do "Religiões por Direitos", Marcelo vai falar no painel "Por um novo paradigma civilizatório: Bem Viver em harmonia com a Mãe Terra para garantir a vida", junto com lideranças indígenas; e também no painel sobre a "Carta da Terra", com Marina Silva e Letícia Sabatella. Estaremos unidos a ele - e aos Povos dessa Cúpula - em nossas preces e no acompanhamento fraterno!

Assista aqui (em duas partes) a belíssima
Vigília da Eco 92 (com Dom Helder!).

Veja aqui fotos da Vigília da Rio+20.

Mais no blog:
Ecologia e religiões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!