8 de jul. de 2012

SUBSÍDIOS PRO ENSINO RELIGIOSO


Ensino religioso: construção de uma proposta, é o primeiro livro da seção Pressupostos da coleção Temas do Ensino Religioso, das Paulinas. A seção trata das questões de fundo, a saber, definições, teorias, paradigmas e sujeitos envolvidos no fenômeno religioso. Descartando os modelos catequético e teológico/confessional para o Ensino Religioso, esta obra defende o modelo das Ciências da Religião como o único habilitado a sustentar a necessária autonomia dessa área de conhecimento.

O autor, Décio Passos, reconhece o valor teórico, social e pedagógico do estudo da religião para a formação do cidadão. Assim, o ensino religioso na rede pública é mais que educação da religiosidade; visa à educação do cidadão, uma vez que a dimensão religiosa está presente no indivíduo e na sociedade.

coleção Temas do Ensino Religioso é referência básica a todos os interessados no estudo das religiões, principalmente os docentes encarregados de disciplinas afins ao tema. Cada volume nos introduz em aspectos como culturas e tradições religiosas; textos sagrados e tradições orais; ritos e ethos. Além disso, somos apresentados a questões prementes do Ensino Religioso, entre as quais educação, interdisciplinaridade, questões de legislação e as principais características do campo religioso brasileiro.
   


Diálogo, a revista de Ensino Religioso das Paulinas, surgiu para responder às solicitações e anseios de milhares de educadores comprometidos com uma educação que inclui o Ensino Religioso como elemento integrante da estrutura do sistema educacional e o considera de fundamental importância para o desenvolvimento integral do ser humano. 

Desde 1995 a revista trimestral apresenta uma concepção de Ensino Religioso baseada em novos paradigmas educacionais e religiosos e distinto da Catequese vinculada a uma confissão religiosa específica. No espaço leigo e pluralista da escola, o Ensino Religioso visa colaborar para uma educação humanista e humanizadora, aberta ao Transcendente, aos valores da vida, especialmente ao diálogo inter-religioso, em vista de uma convivência humana respeitosa, solidária, aberta ao outro.

Aborda temas pertinentes ao Ensino Religioso, enfocando-os sob vários aspectos. Além de artigos de fundamentação teórica, a revista apresenta experiências pedagógicas, sugestões de atividades e dinâmicas educativas, notícias sobre o Ensino Religioso, indicação de leitura e de subsídios relativos ao tema. A partir do próximo semestre, trará também a seção Dialogando, cujo objetivo é estabelecer conversação entre professores, pais, gestores, estudantes e pessoas em geral que se interessam pelo Ensino Religioso e especialistas desta área, que, em cada edição, responderão a uma pergunta selecionada pela equipe de Redação. 





As Religiões do Mundo - Histórias Animadas é uma série de animação internacional, dublada e disponibilizada no Brasil pelo MEC, que conta para as crianças as histórias das principais religiões e de seus fundadores. Produzida em estúdios da Índia, Polônia, Hungria e Reino Unido, essa série tem 10 episódios com duração média de 15 minutos. Recebeu o tratamento dos maiores nomes da televisão infantil e trata do Budismo, Cristianismo, Hinduísmo, Islamismo, Confucionismo, Judaísmo, Sufismo e Sikhismo. Você pode exibir os filmes por aqui e pode dispor de uma ficha pedagógica para orientar o estudo com a sua turma por aqui.

Além disso, em consideração às nossas vivências tupiniquins, pode agregar também os filminhos da série Mojubá (por aqui) sobre as crenças e costumes das religiões afro-brasileiras. bem como (por aqui) os subsídios audiovisuais do Instituto Socioambiental sobre os mitos dos povos indígenas no Brasil.


Veja também em outros países:
Coleção À la découverte des religions (Suíça)
Livro Les religions (Canadá)
Programa Las religiones en el mundo (Espanha)


Mais no blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!