28 de ago. de 2012

BIBLIOTECA MUÇULMANA

Surata de abertura do Alcorão

The Islamic Bulletin é um site americano de divulgação da fé muçulmana. Nele há uma seção traduzida para o português e outras línguas com Informações sobre o Islã e os muçulmanos (veja aqui). Aí encontramos, entre outras, as seguintes declarações: "... Os muçulmanos crêem em um Único e Incomparável Deus; nos anjos criados por Ele; nos profetas pelos quais Suas revelações foram trazidas à humanidade; no dia do Juízo e na prestação individual de contas pelas ações praticadas; na autoridade total de Deus sobre o destino do homem e na vida após a morte. Os muçulmanos crêem na corrente dos profetas a partir de Adão, incluindo Noé, Abraão, Ismael, Isaac, Jacó, José, Jó, Moisés, Araão, Davi, Salomão, Elias, Jonas, João Batista e Jesus, que a Paz e a Benção de Deus estejam sobre eles. Mas a mensagem final de Deus para o homem, uma confirmação da mensagem eterna e um resumo de tudo que acontecera anteriormente, foi revelada ao profeta Muhammad (que a Paz e a Benção de Deus estejam sobre ele) por intermédio do anjo Gabriel".

O site afirma ainda que é quase impossível precisar dados acerca dos muçulmanos brasileiros. Os muçulmanos chegaram muito cedo ao Brasil: juntamente com Cabral chegaram Chuhabiddin Bin Májid e o navegador Mussa Bin Sáte. Quando do tráfico de escravos, no século XVIII, muitos milhares de muçulmanos africanos (hausas, fulanis, yorubás) trabalharam como escravos nas plantações brasileiras. Essas primeiras comunidades, privadas de suas heranças e famílias, perderam muito da sua identidade islâmica. O início do século XX, porém, presenciou o começo de um influxo de árabes muçulmanos, a maioria dos quais se instalou nos maiores centros industriais. A primeira Mesquita foi inaugurada em 1956 em São Paulo e hoje há mesquitas em todas as grandes capitais dos estados e em algumas cidades do interior. 

Embora o site estime um milhão de muçulmanos no Brasil, o Censo 2010 registrou apenas um pouco mais de 35 mil (veja o livro do Censo aqui e comentários aqui). A melhor parte do Islamic Bulletin, porém, são os livros eletrônicos que podem ser baixados na Biblioteca online, muitos deles em português. Há uma vasta literatura islâmica, incluindo obras de peso como Quarenta Hadith e Jardim dos Virtuosos, além do Alcorão, o livro sagrado. Há também livros sobre oração e peregrinação, sobre o profeta Muhammad (Maomé) e livros de introdução ao Islã. Um tesouro para quem deseja conhecer a religião que mais cresce no mundo...  

Acesse aqui a Biblioteca.

Mais no blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!