29 de ago. de 2012

MAPAS PARA O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

Desde a semana passada que o Grupo de Estudo sobre Transdisciplinaridade e Diálogo, coordenado pelo prof. Gilbraz Aragão na UNICAP, retomou as suas atividades. Ele reúne-se nas quartas-feiras, às 17h, no Laboratório do Mestrado em Ciências da Religião (7º andar do bloco G4) e é aberto à participação de estudantes da pós e também de graduandos interessados em iniciação científica. O Grupo está ligado à Linha Diálogos Inter-religiosos do GRUPO DE PESQUISA RELIGIÕES, IDENTIDADES E DIÁLOGOS. Essa Linha desenvolve pesquisas sobre fatos relacionados com o diálogo entre as religiões, analisando-os sob um enfoque transdisciplinar e plurimetodológico, não-confessional e acadêmico. Especial destaque é dado ao estudo dos processos de educação (inter ou trans)religiosa na cultura pluralista brasileira, envolvendo o ensino religioso.

Para guiar os estudos neste semestre foi escolhido o livro "A teologia das religiões em foco", de Claudio de Oliveira Ribeiro e Daniel Santos Souza, editado pelas Paulinas em 2012. Os autores se propõem a mostrar o que teólogos e teólogas cristãos, de diferentes confissões e partes do mundo, estão dizendo a respeito do tema do encontro e desencontro do cristianismo com as demais religiões. A perspectiva pluralista das religiões interpela fortemente o mundo atual e, particularmente, o contexto teológico latino-americano, especialmente pela sua vocação libertadora e pelos desafios que advém de sua composição cultural fortemente marcada por diferenças religiosas que se interpenetram nas mais diferentes formas. A Teologia Latino-Americana da Libertação, dentre os seus muitos desafios, tem elaborado uma consistente reflexão sobre os desafios do pluralismo religioso. Quem quiser, então, participar do estudo dessa obra e colaborar nas pesquisas do Grupo sobre Transdisciplinaridade e Diálogo, sinta-se convidado. As reuniões de quarta-feira são divididas entre o estudo do livro e a partilha das pesquisas dos participantes.

O Grupo de Estudo também organiza um Fórum Inter-Religioso, para debate com educadores e animadores de tradições religiosas da região: sempre às 17h, no Auditório do CTCH (1º andar do bloco B). Neste semestre a temática dos encontros será: Tempos pós-modernos, espaços pós-religiosos?! E a programação é a seguinte: 17 de setembro: Filosofia da sociedade pós-religiosa, com Dr. Anderson Alencar (UFS); 22 de outubro: Caminhos da espiritualidade, espiritualidades do caminho, com Dr. Nilton Curvelo e Me. Artur Tavares; 19 de novembro: Complexidade e sacralidade, com Dra. Conceição Almeida (UFRN). Todos esses estudos e vivências são disponibilizados no site Observatório Transdisciplinar das Religiões do Recife. Mais informações pelo tel. 2119-4022 (tarde).

Mais no blog:
Textos introdutórios sobre Complexidade e Transdisciplinaridade
Artigo A lógica contemporânea e a transdisciplinaridade
Postagem sobre Tradisciplinaridade e religião
Reflexão sobre Novos métodos em Ciências da Religião
Apresentação sobre Espiritualidade no Simpósio Transdisciplinar de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!