11 de set. de 2012

QUAL É A FILOSOFIA DA SOCIEDADE PÓS-RELIGIOSA?



O Fórum Inter-Religioso da UNICAP é organizado desde 2007 pelo Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife. São encontros mensais de animadores das tradições religiosas da região, para conhecimento mútuo e exercício de tolerância cultural, para ensaios de uma veneração pluralista pelo sagrado. Depois de uma fase de re-conhecimento de quase trinta grupos religiosos mais presentes em Pernambuco, o Fórum começou a trabalhar questões transversais como "Religiosidade e educação nas escolas", "Sacrifício e religiões comparadas" e, neste semestre, será discutida a temática "Tempos pós-modernos, espaços pós-religiosos?!".

No próximo dia 17 de setembro, então, vamos debater sobre Habermas e a sociedade pós-religiosa, com o Dr. Anderson Alencar (UFAL); no dia 22 de outubro, sobre Caminhos da espiritualidade, espiritualidades do caminho, com o Dr. Nilton Curvêlo e o nosso Me. Artur Tavares, e no dia 19 de novembro, sobre Complexidade e sacralidade, com a Dra. Conceição Almeida (UFRN). As sessões do Fórum são sempre às 17h, no Auditório do 1º andar do bloco B da Universidade Católica, com entrada franca.

Na provocação para o debate do dia 17 próximo, o amigo Anderson Alencar vai se basear no primeiro volume da Coleção de Dvds "Habermas", que ele está justamente lançando pela Paulus (veja aqui), e que trata da religião no pensamento de Jürgen Habermas, o maior filósofo e sociólogo alemão vivo. Na filosofia de Habermas, que é ateu, a religião pode ter um papel fundamental para a revitalização do sentido da existência humana no âmbito da racionalidade comunicativa, que é o de potencializar o discurso intercultural e inter-religioso, possibilitando a sedimentação da tolerância religiosa e o respeito às minorias étnico-culturais, em oposição a uma racionalidade técnico-científica que promove o xenofobismo e o etnocentrismo. A referida coleção também traz os volumes: Habermas e Ratzinger, Habermas e a educação, Habermas e a Escola de Frankfurt.

Anderson de Alencar Menezes é Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal. Professor Adjunto da da Universidade Federal de Alagoas, ele trabalha nas seguintes Linhas de Pesquisa: 1) Educação, Ética e Linguagem; 2) Cultura, Violência e Transcendência e 3) Filosofia, Bioética e Ética em Pesquisa. Reflete na perspectiva da Escola de Frankfurt, de modo especial com Theodor Adorno, Max Horkheimer e Jurgen Habermas. Estuda ainda as teses de René Girard e Gianni Vattimo. Sejam todos bem-vindos ao debate com Anderson, pois, sobre qual é a filosofia ou espiritualidade da crescente sociedade pós-religiosa ou pós-religional...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!