12 de out. de 2012

DOM HELDER E O CONCÍLIO

A Rádio Vaticano, no último dia 8 de outubro, transmitiu de Roma um programa sobre Dom Helder e o Concílio Vaticano II. A emissão radiofônica lembrou que no dia 11 de outubro de 2012 a Igreja católica celebra os 50 anos da abertura do Concílio. Dois mil e quinhentos Padres Conciliares, de todo o mundo, se reuniram então no Vaticano para dar início a um extraordinário capítulo da História da Igreja.

Inúmeros os brasileiros presentes no conclave principiado em 1962. Entre eles, Dom Helder Câmara. O programa, dedicado aos Direitos Humanos na Rádio do Papa, recordou qual foi a influência do bispo do Recife no Concílio, com seu astuto trabalho de articulação em favor da abertura da Igreja para o diálogo com o mundo moderno e para o compromisso com os deserdados, também pela modernidade: os pobres.

Para conhecer os bastidores da trama conciliar e da ação do Dom, a Rádio Vaticano pediu a palavra ao Professor Luiz Carlos Luz Marques, membro do colegiado do nosso Mestrado em Ciências da Religião e coordenador do Curso de História da Universidade Católica de Pernambuco; bem como ao nosso amigo, Padre José Oscar Beozzo, outro profundo conhecedor da trajetória de Dom Helder. Ele foi um dos articuladores do Pacto das Catacumbas no Concílio (leia aqui), em sintonia com os sonhos engajados e universalistas que sempre cultivou: “Se eu pudesse, daria um globo terrestre a cada criança... Se possível, até um globo luminoso, na esperança de alargar ao máximo a visão infantil e de ir despertando interesse e amor por todos os povos, todas as raças, todas as línguas, todas as religiões!”. Viva o Dom!

Escute aqui o programa (formato .mp3)

Mais no blog:
Vaticano II perdeu
Igreja do Vaticano II
Monserrat e o novo Concílio
Homenagem ao Dom
Vida alienígena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!