21 de out. de 2012

MILAGRE, FÉ E CIÊNCIA



Curas inexplicáveis, cadáveres que nunca se decompõem, pessoas que carregam em seus corpos os estigmas de Cristo ou imagens religiosas que choram sangue são algumas das histórias que serão contadas nesta série pelos seus próprios protagonistas e analisadas por especialistas das ciências e expoentes de entidades religiosas. Fenômenos religiosos surpreendentes de toda a América Latina, como estes, são relatados e debatidos na nova série do History: Decifrando Milagres. History é um canal de televisão por assinatura estadunidense cuja programação é focada essencialmente em conteúdos de teor histórico e científico, e suas séries são provocações interessantes para se começar uma conversa animada ou uma boa pesquisa.

No primeiro programa, que está passando neste final de semana (20/21), vemos que, de acordo com crentes, o líder religioso Valdemiro Santiago de Oliveira, em São Paulo, Brasil, possui poderes com os quais realiza milagres de cura, como os de Eliseth, que foi curada de lepra, e Anny, uma garota que estava à beira da morte. Na cidade de Taxco, no México, a imagem do Cristo do Santo Enterro é venerada, e curas milagrosas são atribuídas a ela. O fenômeno mais impressionante é que os crentes garantem que esta estátua abre os olhos. Em Caqueta, Bogotá, através da imposição das mãos e do uso da oração, o sacerdote Jimmy Bula faz exorcismos incríveis.

No programa da semana que vem, veremos que uma hóstia aparentemente sangrou e revolucionou a Cidade do México. Teria realmente brotado sangue desta hóstia consagrada? Depois, o aparecimento de uma imagem misteriosa da Virgem Maria no campanário de uma igreja mobiliza o povoado de Chilecito, no norte da Argentina. As pessoas garantem que, graças a essa Virgem, uma menina sobreviveu a um terrível acidente, embora a medicina não lhe oferecesse quase nenhuma chance de recuperação. Uma figura de madeira, de quase 400 anos, conhecida como o Senhor Caído de Monserrate, é o símbolo espiritual de toda a Colômbia. O que esconde esta imagem de Cristo para gerar tal devoção entre os fiéis?

A série Decifrando Milagres (veja aqui alguns vídeos),
 é transmitida aos sábados 23h e reprisada nos domingos às 15h
 pelo History na TV por assinatura (canal 55 na Sky).

Mais no blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!