1 de out. de 2012

O VATICANO E SUA GEOPOLÍTICA

A Tv5Monde transmitiu, no último domingo, 30 de setembro, uma edição do Programa "Geopolitis" intitulada "Vatican et Saint-Siège: qui gouverne quoi?". Preparado pela "Radio Télévision Suisse (RTS)", o programa europeu sobre geopolítica é dividido em quatro partes: o contexto, a reportagem, o convidado (no caso, André Kolly, jornalista de informação religiosa) e o editorial. Além da emissão televisiva do programa (em francês) sobre o Vaticano, o site Geopolitis ainda traz sobre essa edição um fórum de discussões, atualidades sobre o Vaticano na internet, infográficos sobre a organização da Cúria Romana, reportagens especiais sobre o Concílio Vaticano II e uma lista de links sobre a "Igreja Católica 2.0"...

"Com uma superfície de 44 hectares, o Vaticano é o menor Estado do mundo. É uma entidade que representa mais de um bilhão de católicos através do planeta. E enquanto o Estado em questão está se atualizando, em termos de funcionamento, o mundo fala dele e quer saber o que realmente acontece por trás das colunas da Praça de São Pedro.

É que, apesar da vontade do Sumo Pontífice para realizar um governo transparente, os escândalos não faltam. O último, o caso chamado de "Vatileaks", viu a Santa Sé encurralada face à publicação de documentos que deviam ser mantidos em segredo.

Quem está realmente governando o Vaticano? Quais são as lutas pelo poder no coração da Santa Sé e do Estado do Vaticano? Enquanto comemoramos o 50º aniversário do Concílio Vaticano II, Geopolitis decifra o funcionamento dessa multinacional política e religiosa à frente dos católicos em todo o mundo".

Assista aqui ao programa e veja os extras.

Mais no blog:
Joseph Moingt e José Comblin
Martini e o cristianismo aberto
Vaticano II perdeu
Teologia e magistério
Igreja do Vaticano II
Monserrat e o novo Concílio
Migração religiosa
Missão dos cristãos
Missão da religião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!