6 de nov. de 2012

NARRATIVA DA PRIMAVERA



Caros amigos professores, caro professor Gilbraz, nosso coordenador, amigos mestrandos!

A primavera gaúcha é muito interessante: o frio da manhã, o calor da tarde, e o sol que só se põe às 20h - e isso não é devido ao horário de verão! É isso o que vemos e sentimos aqui em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, desde que chegamos para o IV Encontro do GT - HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES: MEMÓRIAS E NARRATIVAS, na UNISINOS (vejam aqui a programação). Nos alegramos por esta oportunidade em outra Universidade jesuíta, que a cada momento nos impressiona pelo acolhimento, organização, estrutura e um espaço arquitetônico e natural surpreendentes.

O verde que se faz presente em boa parte dos olhos dos habitantes desta terra de colonização alemã, também é uma constante à nossa volta: as árvores frondosas, plantas cobertas de flores de todas as cores, fazem parceria com o desenvolvimento econômico e principalmente intelectual do povo dessa região. Faz lembrar que a educação ambiental é de fato um dos pilares imprescindíveis para uma sociedade que respeita a vida e se investe no desenvolvimento sem agressão à natureza.

Nos impressionou o número de jovens interessados em pesquisar sobre as religiões. Realmente está sendo muito significativo o número de jovens que apresentam trabalhos, os mais diversos possíveis, nos espaços para as comunicações. Isso confirma cada vez mais que a religião continua a instigar, provocar e perpassar o mundo acadêmico. A "persistência dos deuses" continua! O sagrado continua solto: basta abrirmos nossas asas para voarmos juntos com ele numa aventura que um dia nos levará ao DIVINO.

Um forte abraço! E fiquem, nas fotos, com um pouco do chimarrão, do churrasco e das belas paisagens que estamos curtindo também aqui (afinal, aí no Mestrado se ensina que a ciência deve ter sabor e gosto, não é?!).

Ana Cristina Moreira e Sandro Rogério Lemos,
Mestrandos em Ciências da Religião na UNICAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!