14 de dez. de 2012

FELIZ NATAL RECIFE!




O Recife já está iluminado e os pastoris, bois, reisados e autos natalinos começam a tomar a capital pernambucana. A Prefeitura preparou uma programação para que recifenses e turistas possam vivenciar o Ciclo Natalino através da cultura popular. Entre os destaques, no dia 20 de dezembro será realizado um Cortejo Natalino, reunindo pastoris e bandinhas natalinas. A concentração acontece, às 17h, na Igreja da Boa Vista (Rua da Imperatriz), de onde o cortejo segue até o Pátio de São Pedro.

As tradições populares vão estar reunidas no espetáculo Brincadeiras de Natal, nos dias 21 e 22, às 19h, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. O espetáculo conta com as cores, as músicas, os personagens e as danças do Reisado da Boa Vista, Fandango do Pontal Barra das Alagoas, Guerreiro do Sol Nascente, Pastoril Estrela Brilhante e Boi Estrela, com apresentação do cantor Geraldo Maia, que com sua bela voz e talento ímpar canta e convida os mestres para a festa do sagrado e do profano. Brincadeiras de Natal tem concepção e idealização de Marcelo Varella; texto original da pesquisadora da cultura popular, Carmen Lélis; com adaptação e direção de cena de Marcondes Lima; e direção musical de Dinara Pessoa.

Abrindo espaço para o clássico, outro atrativo de destaque é a apresentação do balé O Quebra Nozes, no dia 23, às 20h, no Parque Dona Lindu. O espetáculo com música erudita e balé ao vivo teve sua primeira montagem no ano passado e mais uma vez promete emocionar o público. O balé do repertório O Quebra-Nozes (Rússia, 1892) tem coreografia original de Marius Petipa (1818-1910) e é encenado em todo o mundo, contando a história da menina sonhadora Clara, que ganha como presente de Natal do seu padrinho, um velho mágico, um boneco em forma de Quebra-Nozes. Na capital pernambucana é apresentado pela Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) e pelo Ballet Cidade do Recife, com elenco de 30 bailarinos, selecionados entre diversas companhias e escolas de dança.

O Ciclo Natalino se encerra no dia 6 de janeiro, com a tradicional Queima da Lapinha, que ocorre simultaneamente no Sítio Trindade e no Pátio de São Pedro. A programação reúne diversos pastoris religiosos que seguem em cortejo até o destino final. Em Casa Amarela, a concentração acontece, às 18h, na Igreja da Harmonia e segue para o Sítio Trindade. Com a chegada do cortejo no Sítio, a festa profana inicia a apresentação do bloco lírico Cordas e Retalhos, Orquestra de Frevo Vereda Tropical e Grupo de Dança Raízes. No Centro do Recife, a concentração de pastoris ocorre, às 18h, no Pátio do Carmo. Na chegada ao Pátio de São Pedro, a festa profana é animada pela Orquestra de Frevo Veneno.

Em Olinda, na região metropolitana, de 19 de dezembro a 6 de janeiro, um Presépio Gigante instalado em toda a encosta do morro da Praça do Carmo é o grande destaque da programação de Natal da Prefeitura. Inspirado na tradição dos bonecos gigantes da cidade, com mais de 130 peças, o presépio foi concebido e realizado pelo bonequeiro Fernando Augusto Gonçalves. Bonecos de 2 a 7 metros de altura compõem a grande cena, que recebe uma iluminação toda especial, além de uma trilha sonora com canções natalinas para serem ouvidas pelo público em toda a Praça do Carmo.

E em Gravatá, região serrana de Pernambuco, de 13 a 16, 21 e 22 de dezembro, 19h30, na Praça de Eventos, temos o espetáculo A Luz do Mundo. Produzido pelo artista italiano Valério Festi e dirigido por Monica Maimone, a montagem (veja fotos aqui) conta a história do nascimento do menino Jesus e emociona o público em apresentações que misturam cores, luzes e acrobacias aéreas e no solo. No palco, a cultura popular do Nordeste brasileiro, incluindo músicas do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, envolve cenas representando a estiagem do clima da gente e a esperança do nosso povo. Além do espetáculo, os moradores e visitantes podem participar do 10º Festival Gastronômico de Gravatá.
.
Confira aqui a programação de Natal do Recife.

Veja também aqui no blog o Natal do Jeito da Gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!