14/12/2012

MARACATUS DO RECIFE

LIMA, Ivaldo.
Maracatus do Recife
novas considerações sob o olhar do tempo.
Recife: Edições Bagaço, 2012.

Apresentar o novo livro de Ivaldo Marciano de França Lima é motivo de orgulho e alegria. Fui apresentada a Ivaldo, já há algum tempo, quando iniciava sua trajetória de pesquisador. Pensamento rápido, curiosidade intelectual, disposição infinita para o debate, sensibilidade aguçada para a pesquisa, o aluno que conheci reunia muitas habilidades para tornar-se um importante historiador da cultura negra no Brasil.

O livro que traz agora ao público é uma parte significativa de sua tese de doutorado. Por ele podemos acompanhar a história recente dos maracatus do Recife, que desafiaram todos os prognósticos e avaliações sobre seu desaparecimento. Provavelmente uma das mais longas instituições do Nordeste, o maracatu, sob diferentes denominações e organizações, atravessou o século XX, se modernizou e tornou-se uma das marcas registradas da identidade pernambucana. Como isso foi possível?

Ivaldo procura exatamente entender esse processo, destacando a ação política dos maracatuzeiros, seus arranjos, negociações e conquistas. Outros agentes também entram em cena, como os folcloristas, antropólogos, promotores culturais, jornalistas e militantes dos movimentos negros, formando uma trama complexa, cheia de surpresas e possibilidades. Para tudo isso, Ivaldo reuniu uma documentação impressionante, onde se destacam as fontes bibliográficas, os jornais e os registros de história oral. O promissor historiador que conheci revela ao longo do texto a força e a importância da pesquisa histórica para a compreensão da construção das tradições e das identidades regionais e nacionais, em meio a uma série de conflitos sociais e culturais.

Martha Abreu, Profa. Associada do Departamento de Historia da UFF, Pesquisadora do CNPq.

O livro será lançado pelo autor, Prof. Ivaldo Lima,
 no Fórum Inter-religioso da UNICAP no próximo semestre: aguardem!

2 comentários:

  1. Gostaria de saber quando será o lançamento deste livro.
    Meu E-mail é walrcf@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Unicap será em 13 de maio. Mais detalhes em http://crunicap.blogspot.com.br/2013/04/sao-jorge-da-capadocia-umbanda.html

      Excluir

Obrigado pela sua participação!