29 de jan. de 2013

CURSO CHEIO DE CRAQUES




Por que estudar Ciências da Religião? Nosso campo de estudos é transdisciplinar e, na academia, exercita a controvérsia sobre os conhecimentos de uma experiência humana que é fundante da vida pessoal e social, a religiosidade, que se expressa nas religiões mas se manifesta em todas as dimensões das culturas. E quem é que tem coragem de entrar nesse jogo arriscado, quem é que busca esse estudo no Mestrado da Universidade Católica de Pernambuco?

Uma parte dos nossos estudantes exerce liderança nas mais diversas tradições religiosas da região, são pastores, espíritas, bruxas, mães-de-santo, padres e até bispo, que buscam refletir sobre o fenômeno da religiosidade para guiar a fé das suas comunidades de modo mais esclarecido. Outra parte são professores de cultura religiosa que procuram qualificação para ajudar os estudantes a refletirem criticamente sobre a história comparada das espiritualidades humanas. Por fim, temos profissionais da área de saúde e das ciências humanas e sociais que desejam aprofundar academicamente os seus trabalhos técnicos com a "alma" das pessoas.

Entre estes últimos, tivemos advogadas, médicos, sociólogos e psicólogas, que desenvolveram pesquisas relacionando a espiritualidade às suas atividades profissionais. Uma dessas psicólogas, Rosângela Vieira, trabalha com esportes e defendeu uma dissertação sobre “Atletas de Cristo no futebol e os sintomas de ansiedade”. Agora Rosângela é professora universitária, participa de um grupo de pesquisa na área e colabora em um site especializado em psicologia do esporte. E ainda integra a equipe técnica de times importantes, onde tenta humanizar os treinamentos e conciliar tecnologia com respiração, meditação, mística. No vídeo acima, produzido por Ana Paula Santos (DP/D.A Press), Rosângela aparece em ação, explicando como deixa as jogadoras de basquete do Sport mais calmas. Esse Mestrado é mesmo um time cheio de craques!

Mais no blog:
Espiritualidade além das religiões
Para onde vão os estudos da religião
Paz entre as religiões
Mestrado no festival estudantil
Missão batista de um mestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!