12 de jan. de 2013

MISSÃO BATISTA DO NOSSO MESTRE




A igreja batista é uma denominação caracterizada pela rejeição ao batismo infantil, optando em seu lugar pelo batismo de fé, geralmente através da imersão, que é interpretado como um testemunho público da fé da pessoa em Jesus Cristo. O termo "batista" tem suas origens com os anabatistas da Reforma Protestante e a tradição é ligada à história dos dissidentes ingleses, dos movimentos de anticonformismo do século XVI. Os nossos batistas chegaram ao Brasil pelos Estados Unidos, institucionalizados como igrejas evangélicas, mas retomam por vezes o clima de reforma religiosa e social das suas origens.

Uma das associações dessa denominação que preza pela autonomia e democracia na igreja e pelo compromisso histórico dos batistas, em todo o mundo, com a liberdade de consciência em matéria de religião e cidadania, além do engajamento das igrejas na promoção e desenvolvimento social, é a Aliança de Batistas do Brasil. E um dos animadores dessa alvissareira Aliança é o pastor Paulo Cesar Pereira, da Igreja Batista de Bultrins, na periferia de Olinda (que aparece no vídeo abaixo, de 2009): ele fez o Mestrado em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco e não cessa de criar pontes humanas e ecumênicas de ação social e de reflexão em prol do direito a uma fé esclarecida.

Basta dizer que escreveu a sua dissertação sobre Pastoral Urbana no pensamento de José Comblin, justamente porque convidou esse padre católico para uma Semana Teológica na sua igreja e daí surgiu uma amizade e um discipulado que atravessaram fronteiras. Pois bem, ontem à tarde tivemos o prazer de acompanhar Paulo Cesar, com a nossa família, em visita pastoral aos morros e alagados de Bultrins (veja algumas fotos acima). Chamou atenção a completa falta de urbanidade numa área tão próxima ao Sítio Histórico da cidade: muitas crianças em condições precárias de vida, famílias sobrevivendo de lixo e biscate, muitas notícias de violência dos e contra os jovens da comunidade!

Mas também nos marcou a presença envolvente dos batistas de Bultrins com o povo necessitado de alimento e de esperança por ali. Lembrou dos nossos tempos de Encontro de Irmãos, até porque esses protestantes colaboram em obras sociais que têm uma imagem de Nossa Senhora na porta e são organizadas por freiras católicas. Essa vivência do Reino ou Governo de Deus, que atravessa e ultrapassa denominações e religiões, a gente pode sentir ainda mais no Alto da Mina, uma das comunidades da igreja, animada pela pastora Vana Barreto: a casa da comunidade organiza bazar e sopão, escolinha e educação ecológica, além dos encontros bíblicos e cultos cristãos. Quem quiser conhecer e colaborar com o grupo pode entrar em contato por aqui, em sua página no facebook. O nosso Arthur voltou pra casa que nem Sidarta depois de sair do seu castelo e conhecer outros níveis da realidade: esperamos que algum espírito "budista" desperte em nosso filho - e em outras famílias religiosas de Olinda!

Gilbraz.




Veja mais no blog:
Maruilson é o cara
Estudante nomeado arcebispo
Lázaro confirmado pejigan
Mestre em Ciências da Religião é pastora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!