9 de mar. de 2013

CIÊNCIA E ATEÍSMO

Um Ciclo de Conferências sobre “Ciência e Ateísmo” foi organizado pela Cátedra Ciencia, Tecnología e Religión da Universidade Pontifícia Comillas, de Madri - Espanha, no último mês de novembro. A atividade científica tem uma enorme influência sobre a nossa compreensão do mundo, a tal ponto que em algumas áreas a ciência pode ser suficiente como explicação última da realidade. Esse ciclo de conferências colocou essa questão como um desafio para todas as tradições de fé em nosso tempo.

O ateísmo está claramente na raiz de algumas posições culturais atuais, de modo que um passeio pelas várias formas de ateísmo clássico nos ajuda a compreender melhor os sentidos e valores que atravessam o nosso mundo globalizado. Nota-se especialmente como o novo ateísmo rejeita as crenças religiosas desde um compromisso incondicional com a ciência, exaltando-a como o mais eminente modo de conhecimento.

O cientificismo, muito presente em nossa cultura durante o século XX, defendeu a capacidade da ciência experimental fornecer todas as respostas necessárias para o homem. Já o grande filósofo espanhol D. Miguel de Unamuno criticou essa visão reducionista, em relação a uma percepção mais global da existência. A ciência tem evoluído desde então e por isso hoje temos perspectivas que dialogam e se entrecruzam, restando contudo o desafio de discernir o papel adequado da ciência e a colaboração própria das tradições espirituais para o conhecimento da realidade.

Nesse quadro, também é necessário refletir sobre um fenômeno recente de enorme importância. O uso cada vez mais difundido de tecnologias de informação e comunicação transforma o ambiente em que vivemos e a nossa interação com ele. Essa mudança profunda, muito mais radical do que parece à primeira vista, também implica em novos desafios para nossa maneira de crer hoje...

Veja os vídeos do evento (em espanhol)
 clicando nos temas abaixo:

Presentación de la Cátedra CTR y del ciclo "Ciencia y Ateísmo"
Camino Cañón, directora de la Cátedra CTR, Universidad Pontificia Comillas 

¿Ofrece la ciencia una explicación última de la realidad?
Fernando Sols, Facultad de Ciencias Físicas, Universidad Complutense de Madrid

Ateísmo clásico,
Diego Sánchez Meca, Facultad de Filosofía, Universidad Nacional de Educación a Distancia

Nuevo ateísmo,
Camino Cañón, Directora de la Cátedra CTR, Universidad Pontificia Comillas

Unamuno y la crítica del cientificismo,
Alicia Villar, Facultad de Ciencias Humanas y Sociales, Universidad Pontificia Comillas 

¿Por qué continuamos haciendo ciencia?
Javier Leach, Facultad de Informática, Universidad Complutense de Madrid



Creer en Dios en la era de la información,
Amparo García-Plaza, Cátedra CTR, Universidad Pontificia Comillas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!