14 de mar. de 2013

SOMOS TODOS BEZERROS




Manifestações do movimento 269life vão acontecer no mundo todo, entre 21 e 23 de março próximo. O movimento 269life ou "Somos Todos 269" começou em Israel, quando três ativistas vegetarianos visitaram uma fazenda e viram um bezerrinho com esses brincos amarelos numerados que se coloca no gado. Esse bezerro tinha o número 269 gravado no brinco. A partir de então criou-se um grupo de militância pelo fim da escravidão animal e esse número é símbolo dessa luta. Muitos veganos têm inclusive feito tatuagens dele.

Andar com a marca de número do bezerro, escolhida pela indústria como “269″, é para o pessoal do movimento um ato de solidariedade e de imortalização. O objetivo é sensibilizar os humanos para a vida dos outros animais, cujos gritos de terror e dor são apenas ouvidos por barras de aço e as paredes manchadas de sangue dos matadouros. Trata-se de tentar reconectar os humanos com as outras espécies, conscientizar e educar a humanidade ao expor a injusta escravidão a que os animais estão sendo submetidos. O movimento Somos Todos 269 luta pela dignidade para os animais, assim como seus direitos à vida e à liberdade.

Essa causa tem motivações (e parcerias) filosóficas e, por vezes, também espirituais. O grupo Pessoas por um Tratamento Ético dos Animais, dos EUA, lançou já em 1998 uma campanha alegando que Jesus não comia carne, e que os verdadeiros cristãos deveriam seguir esse exemplo. Segundo essa gente, Cristo era um essênio, agremiação judaica que evitava carne. Em carta enviada a mais de 400 bispos, arcebispos e cardeais, os líderes do movimento sentenciaram: "O fluxo da carne no corpo escurece a luz do espírito".

Há também várias tradições religiosas do mundo, bem antigas e provindas do Oriente, como o jainismo, que interditam ou limitam o abate de animais (veja aqui) - enquanto outras, contudo, disciplina(ra)m o sacrifício animal (veja aqui) ou até incorpora(ra)m o canibalismo (veja aqui). Religião é um sistema simbólico-cultural para proteger a replicação dos nossos genes e a criação dos nossos filhos - e por isso se preocupa sempre com o que a gente "come", posto que "a gente é o que come"! Por que, então, essas diferentes sensibilidades para com a carne? Como é mesmo que a comida influencia (e é influenciada pel)a espiritualidade?

No Recife, a Manifestação Somos Todos 269
será no dia 23 de Março de 2013, a partir das 13h,
na Av. Beira-Mar de Piedade, próximo à Igrejinha de Piedade e ao McDonald’s da Av. Bernardo Vieira de Melo.
Saiba mais sobre o evento mundial aqui e sobre a manifestação no Recife aqui.
 
Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!