11 de jul. de 2013

PADRE CÍCERO VEM AÍ

IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE O PADRE CÍCERO:
ONDE ESTÁ ELE?
19 a 24 de maio de 2014
URCA - Fortaleza (CE)

A URCA (Universidade Regional do Cariri) está, mais uma vez, organizando um Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero. Os anteriores foram: 1988 – I Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero e os Romeiros de Juazeiro do Norte, 1989 – II Simpósio Internacional sobre Juazeiro do Padre Cícero e a Beata Maria de Araújo: um contexto de milagre, 2004 – III Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero do Juazeiro: e... quem é ele?

Para este próximo Simpósio Internacional, a ser realizado de 19 a 24 de maio de 2014, em comemoração aos 80 anos da morte do Padre Cícero, aos 100 anos da morte da Beata Maria de Araújo, aos 100 anos da instalação da cidade de Juazeiro do Norte, aos 100 anos da guerra de 1914, aos 100 anos da instalação da Diocese de Crato, formou-se uma Comissão de Elaboração do Projeto, que chegou a um consenso sobre a temática: "Onde está ele?". Três eixos temáticos também já foram definidos:

1. O contexto histórico:
a. rever a história a partir dos novos documentos sobre o Pe. Cícero e a questão religiosa do Juazeiro,
b. contemplar as suas repercussões no cenário local, regional e global;
2. Os personagens:
a. os beatos, as beatas, os romeiros e as romeiras, a população do Juazeiro e do Cariri;
b. demais agentes articulados nas dimensões Religiosa, Cultural, Política e Econômica;
3. Pe. Cícero e Cariri:
a. tecituras desta relação no espaço/tempo fenomenológico.

As Comissões Científica e Organizadora do IV Simpósio Internacional estão sendo criadas e acolherão com bom grado as manifestações e sugestões de pesquisadores sobre o Padre Cícero. Os contatos podem ser estabelecidos através de Maria do Carmo (simposiopecicero@urca.br), que responde pela Comissão de Elaboração do Projeto. Colabore com a estruturação do Simpósio e agende o evento desde já!

Mais no blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!