22 de ago. de 2013

TEORIA E PRÁTICA DA ESPIRITUALIDADE TRANSRELIGIOSA




Desde a semana passada que o Grupo de Estudo sobre Transdisciplinaridade e Diálogo, coordenado desde 2005 pelo prof. Gilbraz Aragão na UNICAP, retomou as suas atividades. Ele reúne-se nas quartas-feiras, às 17h, no Laboratório do Mestrado em Ciências da Religião (7º andar do bloco G4) e é aberto à participação de estudantes da pós e também de graduandos interessados em iniciação científica. O Grupo está ligado à Linha Diálogos Inter-religiosos do Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos, e desenvolve estudos sobre fatos relacionados com o diálogo entre as religiões, analisando-os sob um enfoque transdisciplinar e plurimetodológico, não-confessional e acadêmico. Especial destaque é dado ao estudo dos processos de educação (inter ou trans)religiosa na cultura pluralista brasileira, envolvendo o ensino religioso.

Neste semestre o Grupo está estudando o livro "A prática de vida integral" (Cultrix, 2011), de Ken Wilber (que fala no vídeo abaixo) e colegas do Instituto Integral Life. O livro resume e busca aplicações de métodos e práticas das grandes tradições de sabedoria da humanidade para se cultivar uma vida mais plena e iluminada. Baseia-se na metateoria integral do filósofo Wilber, que, para compreender a vida e a realidade, incorpora metodologias de muitas outras teorias, das tradições espirituais, da filosofia, da ciência moderna, da psicologia do desenvolvimento e de várias disciplinas. Explora então, nessa modelização transdisciplinar, vários níveis de consciência em cada um dos quadrantes ou dimensões do seu ser-no-mundo: o seu interior individual (pensamentos, sentimentos) e o coletivo (relacionamentos, cultura), o seu exterior individual (corpo físico, comportamentos) e o coletivo (ambiente, estruturas sociais). Por isso, o livro propõe exercícios para o corpo e a mente, a espiritualidade e também o seu lado sombrio...





Quem quiser, então, participar do estudo dessa obra e colaborar nas pesquisas do Grupo sobre Transdisciplinaridade e Diálogo, sinta-se convidado. As reuniões de quarta-feira são divididas entre o estudo do livro e a partilha das pesquisas dos participantes. O Grupo também organiza um Fórum Inter-Religioso, para debate com educadores e animadores de tradições religiosas da região: sempre às 17h, no Auditório do CTCH (1º andar do bloco B). Neste semestre a temática dos encontros será: Tradições e Invenções Religiosas. E a programação é a seguinte: 16 de Setembro: Xamanismo e novas espiritualidades urbanas – Andréa Caselli; 25 de Setembro: Cosme e Damião, nas fronteiras das religiões – Júlio César Dias; 21 de Outubro: Religiosidades e Causa Indígena – Francisco Bispo; 11 de Novembro: Imaginário das Sociedades Secretas – Edmir Japiassu. Todos esses estudos e vivências são disponibilizados no site Observatório Transdisciplinar das Religiões do Recife. Mais informações pelo tel. 2119-4022 (à tarde).

Mais no blog:
Rede de Grupos de Estudos da Complexidade
Artigo A lógica contemporânea e a transdisciplinaridade
Postagem sobre Tradisciplinaridade e religião
Reflexão sobre Novos métodos em Ciências da Religião
Apresentação da Espiritualidade no Simpósio Transdisciplinar de Pernambuco

Um comentário:

  1. Esse estudo inter, multi e transdisciplinar é fundamental como forma eficiente e proficiente de colaboração para uma sociedade e mundo sustentáveis sob todos os aspectos, porque, a meu ver, não dá azo a reducionismos de nenhum gênero, ao etnocentrismo, ao fanatismo, ao fundamentalismo, nem ao preconceito. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!