26 de set. de 2013

COMEÇAM OS ESTUDOS DO NÚCLEO COMBLIN

O Núcleo de Estudos José Comblin reúne na Universidade Católica de Pernambuco as pessoas interessadas na reflexão crítica sobre o pensamento desse grande teólogo e na reflexão sobre a missão cristã no mundo, tomando por base as ideias e o testemunho do Padre Comblin (saiba mais por aqui).

Nesta quarta (25/09) ocorreu o primeiro encontro do Núcleo, com apresentações dos participantes e das suas expectativas, visualização das obras de Comblin e discussão dos objetivos do projeto. Foram recolhidas três propostas de encaminhamento dos estudos:
  • organização de glossário temático sobre o pensamento de Comblin, a começar pelo verbete Religião
  • redação de uma síntese do seu livro póstumo, costurando as suas diversas versões por unidades temáticas
  • levantamento da evolução do pensamento do Padre José a partir dos seus artigos na REB

Distribuiu-se um texto com citações do livro O Espírito Santo e a tradição de Jesus, que servirá de mote para o começo da conversa na próxima reunião, dia 30 de outubro às 17h no laboratório do Mestrado em Ciências da Religião. Nessa reunião se decidirá, então, a melhor proposta de encaminhamento e serão distribuídas as tarefas do estudo regular. 

O grupo presente ficou na expectativa de que o Simpósio do Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos, no dia 1º de novembro, na UNICAP, discuta o pensamento de Comblin e resulte em uma publicação. Foi anunciado também que está sendo montado o laboratório de história para prosseguimento da digitalização/disponibilização dos arquivos pessoais de Comblin pela Católica.

O grupo também se articulou para participar da III Semana Teológica Pe. José Comblin, que terá lugar no auditório do Centro de Educação da UFPB, em João Pessoa, de 22 a 24 de outubro (veja a programação por aqui). O tema geral será “O Espírito Santo e a Missão: o protagonismo das Juventudes”, e o encontro é promovido pelo movimento Kairós-Nós também somos Igreja, Livraria Paulinas, Núcleo de Cidadania e DH e Setor de Comunicação da UFPB e Grupo Igreja dos Pobres. Uma das propostas que levamos é que essa Semana circule em rodízio igualmente pelo Recife e por Fortaleza.



Mais no blog:

Um comentário:

Obrigado pela sua participação!