7 de set. de 2013

SESSÕES TEMÁTICAS NO CONGRESSO

Débora Rosa no Boletim UNICAP.

A programação do IV Congresso da ANPTECRE, na UNICAP, contou com a realização de 16 Sessões Temáticas nas tardes de quinta (5) e sexta-feira (6). Foram mais de 230 comunicações científicas, tendo como objetivo unir pesquisas e pesquisadores em torno de assuntos semelhantes, estimulando a consolidação de Grupos de Trabalho na área de estudos da religião durante o congresso.

Um dos temas abordados durante as Sessões da quinta-feira se baseou na interferência da teologia nas produções-artístico-culturais, veiculadas pelos mais diferentes tipos de mídia. O debate se deu em torno de discussões contemplando leituras, análises e usos do pensamento teológico e sua expressão, apresentação e representação na cultura pop em geral. Representando a Unicap, o mestre em Ciências da Religião, Mariano Vicente, participou do momento expondo sua pesquisa: “A lógica dialógica das transformações e rumos da religiosidade e da comunicação”. Em seu trabalho, Mariano teve como objetivo destacar as transformações que a religiosidade apresenta a partir do uso das tecnologias da informação e da comunicação.

Já na sexta-feira, último dia de apresentação das Sessões, o tema Teologias da Libertação contou com a participação do mestrando em Teologia pela Faculdade EST do Rio Grande do Sul, Thyeles Borcarte Strelhow. Em seu artigo intitulado “Teologia da Libertação e Direitos Humanos: aproximações”, ele reflete sobre alguns aspectos que apontam na contramão do discurso histórico-reducionista. Trata ainda da opção da Teologia da Libertação com olhar a partir das pessoas latino-americanas e seu contexto de sofrimento e construção de alternativas sociais, constituindo um elemento importante para contribuir com a discussão sobre direitos humanos.

Os pesquisadores e estudiosos tiveram a oportunidade de discutir sobre trabalhos em andamento nos diversos programas da área de estudos da religião, motivando o crescimento desses domínios do saber no país e aperfeiçoando os aspectos metodológicos e críticos de sua abordagem. As Sessões também aplicaram uma reflexão da área de Ciências da Religião e Teologia para o discernimento crítico das tendências religiosas e espirituais que se delineiam no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!