25 de out. de 2013

TEMPO DE PASTORIL

Giselle Tigre, ex-aluna nossa de cultura religiosa na UNICAP, apresenta no Recife seu espetáculo infantil Agora é tempo, sobre a cultura do Pastoril, dia 3 de dezembro às 15h, no Museu do Homem do Nordeste, com entrada franca. No palco, a participação de sua filha, Maria, de 7 anos, que interpreta uma borboleta. Além disso, o artista plástico Gemmal, marido da atriz, assina o cenário, a programação visual e é coautor do texto junto com Giselle. A peça vai passar por 20 cidades do Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Pernambuco.

O Pastoril integra o ciclo das festas natalinas do Nordeste, junto com o Bumba-meu-boi, o Mamulengo e o Fandango. Em Pernambuco, o primeiro Pastoril ou Presépio animado surgiu nos fins do século XVI, em cerimônia realizada, no Convento de São Francisco em Olinda, com as pastorinhas cantando loas sobre o nascimento de Cristo. Tempos depois, com a folclorização da religião, surgiu também nas periferias o Pastoril profano, que se caracteriza por certa licenciosidade.

No caso do resgate que o espetáculo faz, segundo a própria Giselle Tigre: "Tudo começou em 2006, quando minha filha Maria nasceu. Surgiu em mim um forte desejo de traduzir a beleza da maternidade numa obra que unisse as duas artes que tanto me encantam: Música e Teatro. O Pastoril veio como escolha natural, mas não apenas por sua beleza, ou por representar a tradição dos folguedos de Pernambuco. Quando penso nas lembranças de minha tenra infância, são estas as canções que povoam as primeiras brincadeiras, no Recife, onde nasci. A saga da camponesa Diana surgiu em seguida, na intenção de atrelar às canções uma aventura fantástica. A inspiração também veio do tempo de menina, ao lado de minha querida mãe, Dona Glícia. 'Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor', disse um pensador. Podem acreditar nisso! Agora é Tempo é uma homenagem ao amor de todas as mães pelos seus filhos".

Mais no blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!