24 de set. de 2015

AGENDA - DEFESAS DE DISSERTAÇÕES - PROGRAMA CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

UNICAP – PPG EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – CURSO DE MESTRADO
DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE TERESA FELISMINA DE SOUZA
28 de setembro de 2015 – às 09h
Local: Anfiteatro – 3º andar do bloco G-4


O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA EM BOA VISTA:
UMA CONTRIBUIÇÃO EPISTEMOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO
DO CIDADÃO E DA CIDADANIA




RESUMO: O estudo aborda questões relacionadas ao Ensino Religioso nas escolas públicas da cidade de Boa Vista, estado de Roraima, como uma contribuição epistemológica para a formação do cidadão e da cidadania, sobre a sua aceitação ou negação dentro do ambiente escolar. O Ensino Religioso é uma disciplina ainda pouco valorizada nas escolas; porém, a sua importância precisa ser compreendida de maneira mais eloquente, para que todos tenham conhecimento sobre a sua base e que valores e princípios podem trazer para a vida do cidadão.  A visão da sociedade sobre o papel do Ensino Religioso para os alunos é algo que necessita ser mudado, é preciso seu reconhecimento perante o conjunto de outras áreas de conhecimento como um saber de igual valor. Compreender a importância dos conteúdos trabalhados nesta disciplina possibilitará, tanto aos professores, quanto aos alunos e à sociedade aprofundarem-se em relação a cada momento abordado neste processo. Saber que a referida disciplina não tem o intuito de catequizar os alunos ou instruí-los a seguir determinada religião, que não é seu objetivo doutrinar qualquer pessoa, mas, sim, fortalecer uma formação mais integral da pessoa humana.

BANCA EXAMINADORA

Dr. Drance Elias da Silva – UNICAP (Orientador)
Dr. Luiz Carlos Luz Marques – UNICAP (Examinador interno)
Drª Aurenéa Maria de Oliveira – UFPE (Examinadora externa)




UNICAP – PPG EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – CURSO DE MESTRADO
DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MARIA LÚCIA SILVA VIANA
28 de setembro de 2015 – às 14h 30
Local: Anfiteatro – 3º andar do bloco G-4


AULA DE RELIGIÃO PRÁ QUÊ?
PAPEL DO ENSINO RELIGIOSO EM ESCOLAS DE BOA VISTA - RORAIMA



RESUMO: Trata-se de um estudo de caso sobre a realidade da disciplina Ensino Religioso, tal como foi ministrada, entre 2014 e 2015, em duas escolas de Boa Vista, Roraima, uma da rede pública e outra do sistema particular de ensino, buscando oferecer subsídios para formulação de uma resposta equilibrada à pergunta que tantos envolvidos por esse Brasil a fora, alunos, pais, professores e gestores se fazem: “aula de religião, pra quê?”. Partiu-se da constatação que incluir a disciplina Ensino Religioso na grade curricular pode causar situações perturbadoras. Se é verdade que a Constituição brasileira, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o permitem, como garantir que os currículos assegurem o respeito à diversidade de credos e coíbam o proselitismo? Diante dos riscos, faz sentido oferecer a disciplina na rede pública? Buscou-se, então, através da aplicação de questionários anônimos, via Internet, a compreensão dos procedimentos metodológicos e recursos didáticos utilizados pelos docentes da disciplina de ensino religioso nas turmas estudadas, analisando as diferentes propostas do ensino religioso e identificando semelhanças e diferenças entre a abordagem docente dos sistemas público e particular das escolas estudadas, objtivando oferecer elementos para uma melhora do Ensino Religioso e para a implementação de mecanismos que possam minimizar os riscos do preconceito e do proselitismo.

BANCA EXAMINADORA

Dr. Luiz Carlos Luz Marques – UNICAP (Orientador)
Dr. Drance Elias da Silva – UNICAP (Examinador interno)
Drª Emanuela Sousa Ribeiro – UFPE (Examinadora externa)

UNICAP – PPG EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – CURSO DE MESTRADO
DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MARIA CÉLIA LIRA DE LIMA
29 de setembro de 2015 – às 16h
Local: Anfiteatro – 3º andar do bloco G-4


MIGRAÇÃO DE FIÉIS DA IGREJA CATÓLICA PARA IGREJAS CRISTÃS
NO BAIRRO DR. SILVIO LEITE, EM BOA VISTA - RORAIMA


RESUMO: A mídia e o IBGE (2010) têm veiculado constantemente o surgimento de tantas novas Igrejas que são frutos do trânsito de fiéis de uma Igreja para outra segundo suas necessidades espirituais e conveniências psicoafetivas e sociais. Esta dissertação tem por tema a Migração de Fiéis da Igreja Católica para Igrejas Cristãs no Bairro Dr. Silvio Leite, em Boa Vista, Roraima. Tem como Objetivo Geral analisar os mecanismos psicossociais que provocam a mudança de fiéis da pertença católica para as mais diversas denominações religiosas cristãs, enquanto que os Objetivos Específicos procuram caracterizar os fatores psicoidentitários que motivam as pessoas a mudarem de religião; descrever os motivos que conduzem os católicos a migrarem para outras Igrejas e identificar, nos migrantes do catolicismo, os elementos de satisfação da nova pertença religiosa. A temática busca compreender os fatores que levam os católicos a apresentarem essa atitude de deixar sua religião tradicional batismal para se agregarem a outras. A partir dessa realidade que se elaborou o seguinte problema: por quais motivos acontece a migração religiosa de membros da Igreja católica para outras Igrejas cristãs? Com o intuito de obter respostas para a problemática, a metodologia utilizada foi a bibliográfica, com ênfase nos teóricos que se debruçam sobre o assunto, e para que houvesse um resultado mais conciso no recorte da pesquisa foi realizada a aplicação de um questionário misto, contendo vinte perguntas, entre as quais cinco foram abertas e quinze fechadas. O tamanho da amostra constou de cinquenta fiéis que aceitaram ser visitados e entrevistados. Quanto à faixa etária, procurou-se priorizar membros com maior idade, ou seja, a partir dos vinte anos. Um fator importante que chama a atenção nos resultados da pesquisa de campo é o expressivo número de respondentes que relaciona mudança de afiliação religiosa à vivência de momentos de dificuldades ou crises existenciais. As falas sublinham como, em momentos críticos da vida, eles receberam o apoio e a solidariedade de membros do novo grupo religioso, passando de uma vida cheia de dúvidas, incertezas e descrença, para um processo evolutivo de satisfação espiritual doutrinal e social, pois houve mudança também na vida financeira. O certo é que, o Catolicismo tem perdido o seu lugar de identidade religiosa (64%) e está vendo os seus fiéis, em especial os não praticantes, se dirigirem às várias religiões evangélicas da contemporaneidade nas quais se sentem mais felizes (94%), no bairro Dr. Sílvio Leite, em Boa Vista (RR).

BANCA EXAMINADORA

Dr. Luiz Alencar Libório – UNICAP (Orientador)
Drª Zuleica Dantas Pereira Campos – UNICAP (Examinadora interna)

Drª Rubenilda Maria Rosinha Barbosa – UFPE (Examinadora externa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!