22 de set. de 2011

COMO APRESENTAR UM PROJETO DE PESQUISA

As orientações gerais e modelos de documentos para cadastro de pesquisas na Coordenação Geral de Pesquisa da UNICAP encontram-se aqui (caso a pesquisa envolva contato direto com pessoas, o projeto deve ser encaminhado ao Comitê de Ética, veja instruções aqui). A seguir transcrevemos as informações básicas para elaboração do Projeto de Pesquisa, segundo o modelo da Universidade, que se aplicam também à pesquisa em vista das dissertações de mestrado.

CADA ITEM DO PROJETO DE PESQUISA DEVE ESTAR CONTIDO, NO MÁXIMO, EM UMA PÁGINA (exceção dos itens Referências e Orçamento Detalhado, que podem conter até, no máximo, três páginas). Formatação do Projeto: papel tamanho A-4, justificado, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte ARIAL, corpo 12 (exceto nos Formulários de Apresentação e Anexos, quando for o caso, que não devem ser desformatados). O espaçamento entre as linhas deve ser simples. A paginação deve ser em números arábicos (1,2,3,4,..) no alto da folha, na margem direita.

• No item 1. RESUMO, apresentar breves e concretas informações sobre os objetivos, metodologia, resultados esperados. Não deve conter referências.

• No item 2. CARACTERIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA, descrever objetivamente, com o apoio da literatura (caso necessário, usar o sistema numérico da ABNT vigente), o problema focalizado, sua relevância no contexto da área e importância específica para o avanço do conhecimento (para facilitar a revisão da literatura, use bases de dados como sugerido aqui).

• No item 3. OBJETIVOS E METAS, explicitar os objetivos (Geral e Específicos) e metas do Projeto de Pesquisa, definindo a contribuição científica e / ou o produto final a ser obtido.

• No item 4. METODOLOGIA E ESTRATÉGIA DE AÇÃO, descrever o material de estudo e a metodologia empregada para sistematizar e analisar os dados da pesquisa (podendo informar, quando for o caso, o delineamento experimental, os tratamentos utilizados, as variáveis / dimensões analisadas, os tipos de análise estatística dos dados, bem como a estratégia empregada).

• No item 5. RESULTADOS ESPERADOS, especificar os resultados parciais e finais a serem obtidos durante o período de execução do Projeto de Pesquisa.

• No item 6. TRANSFERÊNCIA DE RESULTADOS E RETORNO AO SUJEITO DA PESQUISA, disponibilizar para as instituições, empresas, órgãos públicos e não-governamentais e sociedade em geral e / ou indicar o nível de articulação alcançada com o sujeito da pesquisa.

• No item 7. IMPACTOS ESPERADOS, estimar a repercussão e / ou impactos sociais, econômicos, tecnológicos, científicos e ambientais dos resultados esperados na solução do problema focalizado.

• No item 8. RISCOS E DIFICULDADES, comentar sobre possíveis dificuldades e riscos potenciais que poderão interferir na execução das ações propostas e comprometer o atingimento das metas e objetivos preconizados. Explicitar as medidas previstas para contornar ou superar essas dificuldades.

• No item 9. OUTROS PROJETOS E FINANCIAMENTOS, indicar outros Projetos de Pesquisa em andamento dos quais participem membros da equipe proponente, incluindo a origem e o valor do financiamento. Informar se uma proposta idêntica ou equivalente está sendo submetida a agências financiadoras.

• No item 10. REFERÊNCIAS, listar, obrigatoriamente, os trabalhos citados no texto, adicionados, ou não, daqueles utilizados para consultas e os recomendados para consulta e / ou leitura. Todas as citações devem ser listadas em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT vigente (solicitar apoio da Biblioteca Central).

• No item 11. CRONOGRAMA MENSAL DE ATIVIDADES, apresentar a previsão de execução das fases do Projeto de Pesquisa. Ao lado de cada tarefa, indicar o prazo em que deverá ser executada. Adotar uma TABELA em que as COLUNAS correspondam aos 24 MESES (dois anos) e as LINHAS correspondam às ATIVIDADES PROPOSTAS.

• No item 12. ORÇAMENTO DETALHADO, especificar material de consumo, material permanente, pagamento a terceiros (pessoa física e / ou jurídica) e outros itens necessários para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa, em forma de Tabela. Justificar a necessidade de cada item, em nova coluna na própria Tabela.
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Veja mais no blog:
Etapas para uma pesquisa
Gerador automático de referências
Corretor ortográfico
Padrões ABNT para trabalhos científicos

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