14 de dez. de 2011

DANÇAS CIRCULARES

A UNIPAZ – PE convida para o encerramento do
,,,
II Ciclo de Danças Circulares dos Povos 
Tema: Dançando a Renovação Presente na Criação
17 DE DEZEMBRO – 08H30 ÀS 18 HORAS 

O que são as Danças circulares? A dança sempre se fez presente em antigas tradições de diversos povos do planeta. O resgate das danças folclóricas dos povos feito por Bernhard Wosien (1908-1986) - bailarino e pedagogo da dança - possibilitou a redescoberta das Danças de Roda e da riqueza de possibilidades educativas que ela potencializa. Praticar as Danças Circulares é uma forma de reverenciar esse acervo cultural e uma oportunidade de: a) promover a integração do ser nos níveis físico, emocional, mental e espiritual, proporcionando a harmonia entre corpo, mente e espírito; b) trabalhar a consciência corporal; c) cultivar o respeito e a valorização das diferenças entre as pessoas e as culturas; d) promover valores humanos voltados para a construção de relações sociais solidárias. Num sentido mais amplo, a prática da dança favorece o desenvolvimento da auto-estima, da aprendizagem criativa, da inteligência integral e contribui para uma ampliação do potencial humano com a vivência da arte, do lúdico, do belo, do prazer, da alegria.

Esse encontro na UNIPAZ encerra um ciclo de seis encontros realizados durante o ano e se propõe a ser um momento de sintese da experiência, onde transitamos na energia da criação e no ritimo de tantos povos e refletimos acerca da totalidade presente na natureza, nas formas da geometria sagrada e nos seres humanos, nas diferentes dimensões de sua existência. Queremos fazer desse momento a oportunidade de revisitar o caminho percorrido e projetarmo-nos para o novo período, conectados com a renovação presente em cada ser, em harmonia com a Mãe Gaya. Não é preciso experiência anterior com as danças, nem que tenha vivenciado os momentos anteriores para participar dessa vivência. Venha de coração aberto e traga de bagagem a vontade de viver a alegria, harmonia e profundidada do encontro, propiciado pelas danças.

Focalizadoras: Maria Jaidene Pires: Pedagoga, professora universitária, associada da UNIPAZ-PE. Telefone: (81)9609.0198, e-mail: mjaidene@yahoo.com.br. Roseane Morais: Psicóloga, educadora, especialista em políticas públicas e gestão de serviços sociais. Telefones: (81) 9685.2246, 8895-1503; e-mail: rosemoraisdc@hotmail.com. Ambas têm formação de focalizadoras de Danças Circulares pelo Institut Meditation des Tanzes, Alemanha, ministrada por Friedel Kloke-Eibl, aluna e assistente de Bernhard Wosien. Mais informações com a secretária da Unipaz, Selma, telefone: 81-32442742; e-mail: secretaria@unipazrecife.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!