7 de set. de 2012

GRITO DOS EXCLUÍDOS




A 18ª edição do Gritos dos Excluídos vai ocorrer neste 7 de setembro e terá como tema "Estado a serviço da nação". O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular brasileira carregada de simbolismo: vai na contramão dos desfiles oficias da Independência. É um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, religiões e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. É uma forma de denunciar o modelo econômico excludente e concentrador de riqueza e, ao mesmo tempo, tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas da miséria e dos preconceitos, mas rosto esperançoso de quem ensaia o passo de um novo tempo, a partir de pequenas experiências de vida alternativa e de solidariedade política.

Neste ano, vamos às ruas por um Estado à serviço da nação. Trata-se de reivindicar que o povo brasileiro seja dono de seu destino e que o poder se transfira para as mãos, participativas e comunitárias, daqueles que criam a cultura e a riqueza de nosso país. Queremos um Estado que garanta o acesso universal à saúde, um direito que não pode ser negociado ou mercantilizado, que garanta o acesso à educação onde a universidade deixe de ser um privilégio de poucos, um Estado que assuma seu papel contra todo o tipo de discriminação por filosofia, espiritualidade, etnia ou sexualidade e, por fim, um Estado soberano, que constrói um país voltado para seu povo.


Confira aqui as atividades preparatórias na Semana do Grito no Recife e se prepare, com a família e os amigos: dia 7 de setembro, Grande Marcha do Grito dos Excluídos 2012, com Concentração na Praça Oswaldo Cruz, às 8h.



Veja aqui a bela reflexão 
de Marcelo Barros sobre o Grito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!