12 de out. de 2013

ORGULHO PAGÃO



Convidamos a todos para o Dia do Orgulho Pagão no Recife
Dia 20 de outubro a partir das 13h na Praça da República

O Pagan Pride Project® (Projeto Orgulho Pagão) é uma organização sem fins lucrativos, tendo sua sede administrativa nos Estados Unidos com diversos Coordenadores Locais e suas respectivas comissões organizadoras de eventos nas mais diferentes partes do mundo. Os principais objetivos desta organização são o avanço das espiritualidades baseadas no Paganismo e a eliminação do preconceito, assim como da discriminação com base em crenças religiosas.

Dentre as antigas crenças pagãs, incluía-se a religiosidade humana pré-histórica, a religião grega, romana, etrusca, nórdica, celta, assim como o Xamanismo, o Hinduísmo (suas muitas vertentes) e muitas das espiritualidades tribais africanas, polinésias e ameríndias, estas últimas tendo mantido em muitos locais do mundo os seus cultos praticamente intactos até os dias de hoje. Com uma flexibilidade cada vez maior a respeito das liberdades no mundo ocidental, foi no século XX que assistimos renascer com força os cultos pagãos, através dos reconstrucionismos religiosos (Helenismo, Druidismo, Stregheria etc.) e de espiritualidades consideradas relativamente “novas” como a Wicca, a Bruxaria Moderna, o Dianismo etc.

Muitos dos movimentos liderados por adeptos dessas religiões, incluem a militância em prol da preservação do meio-ambiente, do bem estar animal/social e da revalorização da mulher após milhares de anos de repressão de um sistema patriarcal repressor e anti-pagão. Para um adepto do Paganismo, o Divino, seja qual for o nome ou os nomes que sua vertente dê para identificá-lo, é manifestado não somente em belas palavras sobre o espírito, mas na ação e na manifestação desse na Matéria, no Universo e no Planeta que é considerado um ser vivo assim como tudo que há sobre ele. Quem comunga ou deseja saber dessas crenças, está convidado!

O que levar para o evento: amor, alegria, respeito.
Opcional: comidinhas e bebidas naturais, pano para sentar no chão.
Para mais informação: veja aqui no face.
Organizadora local: Karina Oliveira, Mestre em Ciências da Religião pela UNICAP.

Mais no blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!